sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Triologia do Zimath

Rafael Zimath é guitarrista e vocalista da banda Alva e publica - menos do que eu gostaria de ler - o seu blog "Síndrome de Rob Gordon" sua triologia de bandas de Washington DC.

Jawbox está entre as bandas da triologia

Leia as opiniões dele sobre Jawbox, Burning Airlines e Rollkicker Laydown.

Recado para o Zimath: que publique mais no seu blog.



postado por Maikon K


domingo, 16 de agosto de 2009

Entrevista com Bonga

Bonga, apresente seus projetos ligados ao punk-hardcore…

Olá Maikon! Valeu por lembrar de mim para este bate-papo. Bom, me dedico e vivo a cena punk/hardcore há cerca de sete anos. Acho que atualmente deveria me envolver mais, porém infelizmente a triste rotina de trabalho e SOBREvivência limita o tempo, as idéias e a criatividade.

Eu atualmente sou vocalista da banda Disköntroll. Nós tocamos primordialmente d-beat, mas com influências do crustcore, hardcore, punk e metal. Também faço o fanzine em PAPEL Nuvem Negra. Por enquanto apenas um número foi lançado e estou produzindo a segunda edição. O primeiro conta com entrevistas inéditas e exclusivas com as bandas Armagedom, See You in Hell e Desecration, 29 resenhas de materiais lançados recentemente (Morne, Kreator, Kylesa, Napalm Death, Armagedom, etc), biografia do Shitlickers com comentários, síntese da vida e obrar do falecido anarquista Edgar Rodrigues, colunas e textos (queer, lei antifumo, etc), entre outros tópicos. O Nuvem Negra pretende resgatar a importância dos zines impressos dentro da cultura hardcore/punk/metal e sempre vai mesclar a música underground com a política libertária. Caso você queira adquirir um exemplar, entre em contato comigo pelo email nuvem.negra.zine@gmail.com

Já tive também outra banda, chamada Cultura Decadente, que durou cerca de três anos e acabou em 2005, além de ter apresentado um programa virtual na Punk Radio com o nome de Up The Metalpunx, que durou cerca de dois anos e terminou creio que no ano passado. Foram cerca de 30 programas de uma hora de duração.



Você acaba de lançar o zine Nuvem Negra em versão de papel, quais foram os critérios para selecionar as bandas entrevistas e resenhas dos discos ?

Como disse acima, entrevistei três bandas, See You in Hell, Armagedom e Desecration. Eu não tenho um critério estipulado ou definido, mas tento previlegiar bandas que tenham algo a dizer pelo seu tempo na estrada, ou um forte trabalho político, ou no caso das gringas, estejam vindo para o Brasil, e, é claro, que eu goste bastante do som e das pessoas que fazem parte do grupo.

O See You in Hell escolhi pois eles vão voltar ao Brasil em Outubro e é de certa forma também uma divulgação para a tour. O guitarrista Filip participa da cena há muito tempo e contou ótimas histórias. O Armagedom para mim é a melhor banda do Brasil de todos os tempos e é composto por pessoas ótimas e humildes. Já o Desecration (banda de death metal com letras anarquistas) mostra bastante a cara do zine, que apesar de ser bem mais ligado com a cena punk/hardcore, não tem preconceitos musicais e já respondendo a outra parte da pergunta, também conta com resenhas de lançamentos do meio metal. As resenhas são de discos recém-lançados de diversas vertentes, como punk, hardcore, crust, grind, death, thrash, black, etc. Como o Nuvem Negra não é a Rolling Stone, eu não ganho os plays para resenhar e como não tenho grana nem para comprar os discos que eu gosto, então procuro na Internet os lançamentos, as capas, letras e escrevo sobre ele.



Quais são os zines brasileiros ou gringos você tem como referência ?

Como eu digo no editorial do zine, eu, infelizmente, peguei bem o finalzinho dos zines de papel então, sinceramente, não tive dezenas de influências e não tenho centenas em casa. A minha maior referência é sem dúvida o Profane Existence, por contar também com colunas, entrevistas, resenhas, etc. Eu tenho algumas edições em papel e consegui outras no excelente blog de fanzines 'Punks is Hippies' (http://punksishippies.blogspot.com/). Alguns legais que merecem destaque são o Attack Fanzine (Suécia), We Got Power (EUA), Agitate (Reino Unido), Drunk Nach Osten (República Tcheca), etc.



Como está sendo a distribuição do zine ?

Ainda não consigo responder esta pergunta com exatidão e sinceridade. Como foi a minha primeira experiência com zine, fiz ele com muito preto, com letras grandes demais e com muitas fotos.

Algumas fotocopiadoras se recusam a fazer cópias em razão da quantidade de preto e, consequentemente, da tinta que irão gastar. As duas copiadoras que eu consegui fizeram cópias na qual as fotos e os fundos negros não ficaram com boa qualidade. Além disso, consegui foder com as máquinas das duas, hahaha. As letras e fotos grandes deixaram o zine com muitas páginas, ou seja, mais caro para xerocar.

Estou tentando ainda achar um esquema firmeza de fotocópia para esta primeira edição, na qual eu consiga preço e qualidade. Só estou conseguindo este preço pois estou tirando algumas no trampo, mas quase me fodi e não posso ficar dependente deste esquema. Confesso que a única coisa que desanima em fazer o zine é o stress com as cópias e grampear depois, de resto é tudo nota 10.

Na segunda edição vou tentar manter a mesma quantidade de conteúdo, porém com menos páginas e menos preto, para que eu possa fazer mais cópias e manter o preço bem barato, já que é impossível fazer de graça, pois até o momento não surgiu nenhum apoio $$$ e também não vou ficar mendigando. DIY.



Um novo número já está sendo pensando e vai abrir espaços para colaboradores ?

Sim! Estou começando escrevendo as resenhas e elaborando as perguntas das entrevistas. Depois, enquanto espero as respostas, finalizo as outras seções. Haverá sim um espaço maior para colaboradores na segunda edição. Preferi fazer quase tudo sozinho no primeiro número, para que fosse como um cartão de visita, mas é bom incluir outros textos e idéias, para que também não fique maçante, tanto para quem lê quanto para quem faz.

Não estou com pressa para lançar o segundo número. Muita gente que gostaria de ler o zine ainda não conseguiu pegar o seu ou ainda nem sabe que o Nuvem Negra existe, então quero fazer esta primeira edição rodar bastante e chegar pelo menos em 300 cópias. A minha idéia para os próximos números é que rodem entre 500 e 1000 cópias. Não disponibilizei ele em .PDF na Internet justamente porque para mim o principal é o lance do zine ser em papel, esse resgate de algo super importante na nossa contracultura.



Já que estamos trocando ideia, me diz como está sua banda... projetos de lançamentos ?

Apresentando a Disköntroll para a galera, temos um pouco mais de três anos de existência e temos dois splits lançados (um em vinil 7" com o Full of Hatred e outro em CD com o Dödsdom) e participamos de algumas coletâneas. Era para ter chego aqui o split 7" com o The Path, mas o pessoal dos EUA estão enrolando a gente p/ caralho, por isso eu nem conto como lançado, Também, espero que em breve, role de lançar os splits 7" com o Social Chaos e o Nulla Osta e também o split LP/CD com o Cancer Spreading.

A Disköntroll está em uma fase difícil, que irá resultar ou em um fortalecimento da banda e a garantia da existência dela por muitos anos ou no seu término.



Valeu e deixa sua mensagem...

Maikon, valeu por este espaço. Não citei o Mau Humor Zine nas referências para não parecer puxa-saquismo, mas basta ler o Nuvem Negra para ver que há muito Mau Humor (nos dois sentidos) nele. Você sabe que eu peguei o zine faz tempo e na época fiquei muito feliz em ver algo assim no Brasil, onde costumam me entregar uma folha xerocada com um A na bola e me falam que é fanzine. Continue com o zine, não deixe ele morrer, estamos juntos nessa.




My space do Bonga clique aqui e da banda clique aqui.


sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Energia pra caralho


Nove minutos e dezenove segundos é tempo suficiente perceber a energia da banda Ratos de Porão no Festival Vive Le Punk, ocorrido na França no último dia 13 de Julho de 2009.


quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Dica de blog

A Carla, punk rocker e zineira, e seu amigo Fernando estão com o blog Cabeça Tédio. Vale a pena conferir, clique aqui.

sábado, 1 de agosto de 2009

Misandao


Misandao é uma banda formada por punks e skin anti-nazi. Todos são chineses. Esse mundo tá uma loucura.